Tenho recebido muitos e-mails pedindo para eu postar mais aqui, então pensei em compartilhar alguns pensamentos sobre o tiller. Quando as pessoas perguntam sobre tiller, geralmente lhes dizem para ajustá-lo em algum lugar e deixá-lo, ou que simplesmente não importa. Para algumas pessoas, isso pode ser o melhor, mas para pessoas que buscam a última medida de seu arco, um conhecimento prático do tiller é tão importante quanto saber como ajustar a altura do brace ou a tensão do plunger. Li vários livros sobre tuning e nenhum deles deu uma explicação adequada, então aqui vai:
O tiller é provavelmente a parte menos compreendida e mais confusa do tuning, mas na verdade é muito simples. O ajuste do tiller simplesmente controla o equilíbrio entre a força que os membros superior e inferior exercem sobre a flecha no momento do disparo. É isso. O tiller medido que um arco precisa para atirar corretamente depende de qualquer descompasso que exista nos membros, do design da riser, e da entrada do atirador. Vamos pegar um por um.
A maioria dos membros ILF são projetados com tiller zero. Uma exceção a isso são os membros Border e pode haver outros. Tiller zero significa que uma tentativa foi feita para igualar o topo e a base. Na realidade, isso pode variar um pouco. É por isso que os membros são sempre marcados "topo" e "base". É importante que você mantenha os membros na mesma posição em que o arco está ajustado, a menos que você saiba com certeza que eles estão EXATAMENTE iguais. Ser ligeiramente descompassado não é um problema, mas apenas requer essa compreensão. Na verdade, eu coloquei deliberadamente o membro inferior em cima em alguns casos em que precisei do membro mais forte ou mais fraco nessa posição.
O design da riser está nas mãos do engenheiro que a projeta, então não vou falar muito sobre isso. Direi que qualquer riser bem projetada deve exigir um tiller mínimo. Qualquer arco ou riser que exija um tiller alto para atirar corretamente não é devidamente projetado ou talvez construído de forma inadequada.
A entrada do atirador é onde um conhecimento do tiller pode render dividendos. O tiller que um arco precisa depende da pressão da pegada que você exerce, da sua colocação dos dedos na corda, e da distribuição de pressão entre seus dedos. Por essa razão, qualquer ajuste de tiller é melhor feito por pessoas que têm uma forma bastante repetível. Se você está mudando essas entradas a cada tiro, então ajustar o tiller será um exercício de frustração. O bloco de construção fundamental de qualquer tentativa de tuning é a capacidade de atirar grupos decentes de flechas nuas. OK, agora ao cerne da questão.
O ajuste mais fundamental do tiller é, na verdade, feito ajustando o ponto de nock. Como a maioria dos arcos tradicionais não tem tiller ajustável, a única maneira de obter equilíbrio é ajustar onde você contata a corda. Em um arco bem projetado, você deve ser capaz de atingir o ponto de equilíbrio bem perto de ter a flecha nivelada. Quanto mais fora de tiller o arco estiver, mais alto seu ponto de nock pode precisar estar. Seu ponto de nock também pode precisar estar mais alto se você atirar com 3 dedos com um arco projetado para split finger. Aumentar o ponto de nock é bom até certo ponto, mas se pontos de nock extremos forem necessários, então você criará um desequilíbrio no arco que criará vibração e ruído. É por isso que tantas pessoas pensam que atirar com 3 dedos é barulhento. Não há NENHUMA verdade nisso. Atirar um arco fora de tiller ou desequilibrado por pontos de nock excessivamente altos É barulhento. Minha ideia de altura de nock excessiva em meus arcos é qualquer coisa acima de 3/8". Todos os meus arcos pessoais funcionam de 3/16" a 1/4" e nada mais. Qualquer ajuste além disso é feito usando os parafusos de tiller, ou trocando os membros, ou ambos.
Veja como o processo funciona:
Primeiro, eu configuro meu arco com um ponto de nock bastante baixo, digamos 1/8" a 1/4" e atiro um grupo de flechas nuas e flechas emplumadas em uma bala. Se as flechas nuas agruparem ligeiramente baixo, então eu começo a baixar o ponto de nock. Se o grupo de flechas nuas estiver alto, então eu subo o ponto de nock. Se o espaçamento do grupo for superior a 5", digamos, então eu deixaria o ponto de nock em paz e ajustaria o tiller ligeiramente. AJUSTAR O TILLER PARA UM ESTADO MAIS NEGATIVO AUMENTARÁ O GRUPO DE FLECHAS NUAS, ir mais positivo o diminuirá. Como você está ajustando a diferença entre os membros, você pode ajustar um parafuso ou ambos (em direções opostas). Aqui estão algumas regras:
1. Tiller positivo significa que há mais pré-carga no membro inferior, então essa medida de tiller será menor. Geralmente, split finger requer 1/16 a 1/8 de tiller positivo, o que significa que a medida superior será 1/16 a 1/8 maior. Geralmente, 3 under requer perto de zero. O termo tiller positivo vem de "top limb positive" significando que a medida superior é maior. Desculpe, mas faz tanto sentido quanto "costas" e "barriga".
2. Apertar um parafuso de tiller aumentará a pré-carga, afrouxar diminuirá. Para obter mais tiller positivo, você apertaria o parafuso inferior e afrouxaria o parafuso superior, ou você poderia fazer um ou outro sozinho para um ajuste menor. Um truque que uso é colocar o membro mais forte embaixo para tiller positivo, ou em cima para tiller negativo. Você pode encontrar o membro forte ajustando o tiller para zero e olhando o espaço sob cada membro. O membro com o maior espaço é o forte.
3. Sempre puxe o arco algumas vezes ou atire alguns tiros para assentar o ajuste antes de medir.
4. Como você pode ter alterado ligeiramente o peso de puxada, o último passo é verificar o peso de puxada e reajustar se necessário. Sempre gire os parafusos de tiller na mesma direção e EXATAMENTE na mesma quantidade para manter o bom ajuste do tiller durante o ajuste de peso.
5. Certifique-se de ter flechas devidamente alinhadas antes de ajustar o tiller. Flechas muito rígidas podem quicar na prateleira ou descanso e dar resultados estranhos que não estão relacionados ao tiller.
Faça ajustes muito pequenos, como talvez 5 minutos no ponteiro de um relógio. Alguns arcos serão muito mais sensíveis do que outros. Você aprenderá com a experiência o quanto ajustar seu arco. Meu arco preferido é um DAS de 58" atirando flechas de 295gr. O comprimento curto e o peso leve da flecha o tornam muito sensível. Posso mudar o ponto de impacto das minhas flechas nuas em 6" com uma mudança de 3/16" de tiller (girando os parafusos de cerca de 12:00 para 4:00). Arcos mais longos serão menos sensíveis. Faça pequenos ajustes e atire um grupo de teste após cada um. Lembre-se que você está olhando para onde as flechas nuas impactam em relação às flechas emplumadas. Quando você chegar perto, trave os parafusos e use o ponto de nock para o último ajuste. Como eu disse, gosto de terminar com cerca de 3/16" a 1/4" de elevação do ponto de nock.
Lembre-se que o objetivo é ter todas as configurações o mais próximo possível do centro. Em outras palavras, 1/2" de tiller compensado por um ponto de nock 3/4" mais alto não é bom, mesmo que as flechas nuas pareçam razoáveis. O que você fez foi compensar um grande erro com outro grande erro. Tente reduzir isso de forma que um pequeno ajuste de tiller seja compensado ou complementado por um pequeno ajuste de ponto de nock. Dessa forma, seu arco não estará lutando contra si mesmo e será mais silencioso e livre de vibrações. Quanto melhor projetada for sua riser, mais perto de zero você poderá chegar em tudo.
OU Se nada disso fizer sentido, basta ajustá-lo para zero e deixá-lo
Aqui está uma pequena história de tiller para dormir.
Muitos de vocês sabem que prendi meu dedo indicador em uma máquina há mais de um ano e meu tiro tem sido um desafio desde então. Superei bastante o dedo com deficiência com uma pegada de corda um tanto ortodoxa. Eu atiro com 3 dedos, mas não consigo mais curvar meu dedo indicador, então consigo uma boa pegada com meu dedo médio e anelar, e deixo meu dedo indicador meio que para fora como ponto de ancoragem. O resultado é que ele desloca a pressão da corda para baixo na corda mais do que um 3 dedos normal. Por essa razão, eu realmente atiro com um tiller ligeiramente negativo em meus arcos (cerca de -1mm). Nada de errado com tiller negativo, é apenas incomum para a maioria das pessoas precisar dele. Também poderia ser usado com alguma vantagem por stringwalkers.
David
O tiller é provavelmente a parte menos compreendida e mais confusa do tuning, mas na verdade é muito simples. O ajuste do tiller simplesmente controla o equilíbrio entre a força que os membros superior e inferior exercem sobre a flecha no momento do disparo. É isso. O tiller medido que um arco precisa para atirar corretamente depende de qualquer descompasso que exista nos membros, do design da riser, e da entrada do atirador. Vamos pegar um por um.
A maioria dos membros ILF são projetados com tiller zero. Uma exceção a isso são os membros Border e pode haver outros. Tiller zero significa que uma tentativa foi feita para igualar o topo e a base. Na realidade, isso pode variar um pouco. É por isso que os membros são sempre marcados "topo" e "base". É importante que você mantenha os membros na mesma posição em que o arco está ajustado, a menos que você saiba com certeza que eles estão EXATAMENTE iguais. Ser ligeiramente descompassado não é um problema, mas apenas requer essa compreensão. Na verdade, eu coloquei deliberadamente o membro inferior em cima em alguns casos em que precisei do membro mais forte ou mais fraco nessa posição.
O design da riser está nas mãos do engenheiro que a projeta, então não vou falar muito sobre isso. Direi que qualquer riser bem projetada deve exigir um tiller mínimo. Qualquer arco ou riser que exija um tiller alto para atirar corretamente não é devidamente projetado ou talvez construído de forma inadequada.
A entrada do atirador é onde um conhecimento do tiller pode render dividendos. O tiller que um arco precisa depende da pressão da pegada que você exerce, da sua colocação dos dedos na corda, e da distribuição de pressão entre seus dedos. Por essa razão, qualquer ajuste de tiller é melhor feito por pessoas que têm uma forma bastante repetível. Se você está mudando essas entradas a cada tiro, então ajustar o tiller será um exercício de frustração. O bloco de construção fundamental de qualquer tentativa de tuning é a capacidade de atirar grupos decentes de flechas nuas. OK, agora ao cerne da questão.
O ajuste mais fundamental do tiller é, na verdade, feito ajustando o ponto de nock. Como a maioria dos arcos tradicionais não tem tiller ajustável, a única maneira de obter equilíbrio é ajustar onde você contata a corda. Em um arco bem projetado, você deve ser capaz de atingir o ponto de equilíbrio bem perto de ter a flecha nivelada. Quanto mais fora de tiller o arco estiver, mais alto seu ponto de nock pode precisar estar. Seu ponto de nock também pode precisar estar mais alto se você atirar com 3 dedos com um arco projetado para split finger. Aumentar o ponto de nock é bom até certo ponto, mas se pontos de nock extremos forem necessários, então você criará um desequilíbrio no arco que criará vibração e ruído. É por isso que tantas pessoas pensam que atirar com 3 dedos é barulhento. Não há NENHUMA verdade nisso. Atirar um arco fora de tiller ou desequilibrado por pontos de nock excessivamente altos É barulhento. Minha ideia de altura de nock excessiva em meus arcos é qualquer coisa acima de 3/8". Todos os meus arcos pessoais funcionam de 3/16" a 1/4" e nada mais. Qualquer ajuste além disso é feito usando os parafusos de tiller, ou trocando os membros, ou ambos.
Veja como o processo funciona:
Primeiro, eu configuro meu arco com um ponto de nock bastante baixo, digamos 1/8" a 1/4" e atiro um grupo de flechas nuas e flechas emplumadas em uma bala. Se as flechas nuas agruparem ligeiramente baixo, então eu começo a baixar o ponto de nock. Se o grupo de flechas nuas estiver alto, então eu subo o ponto de nock. Se o espaçamento do grupo for superior a 5", digamos, então eu deixaria o ponto de nock em paz e ajustaria o tiller ligeiramente. AJUSTAR O TILLER PARA UM ESTADO MAIS NEGATIVO AUMENTARÁ O GRUPO DE FLECHAS NUAS, ir mais positivo o diminuirá. Como você está ajustando a diferença entre os membros, você pode ajustar um parafuso ou ambos (em direções opostas). Aqui estão algumas regras:
1. Tiller positivo significa que há mais pré-carga no membro inferior, então essa medida de tiller será menor. Geralmente, split finger requer 1/16 a 1/8 de tiller positivo, o que significa que a medida superior será 1/16 a 1/8 maior. Geralmente, 3 under requer perto de zero. O termo tiller positivo vem de "top limb positive" significando que a medida superior é maior. Desculpe, mas faz tanto sentido quanto "costas" e "barriga".
2. Apertar um parafuso de tiller aumentará a pré-carga, afrouxar diminuirá. Para obter mais tiller positivo, você apertaria o parafuso inferior e afrouxaria o parafuso superior, ou você poderia fazer um ou outro sozinho para um ajuste menor. Um truque que uso é colocar o membro mais forte embaixo para tiller positivo, ou em cima para tiller negativo. Você pode encontrar o membro forte ajustando o tiller para zero e olhando o espaço sob cada membro. O membro com o maior espaço é o forte.
3. Sempre puxe o arco algumas vezes ou atire alguns tiros para assentar o ajuste antes de medir.
4. Como você pode ter alterado ligeiramente o peso de puxada, o último passo é verificar o peso de puxada e reajustar se necessário. Sempre gire os parafusos de tiller na mesma direção e EXATAMENTE na mesma quantidade para manter o bom ajuste do tiller durante o ajuste de peso.
5. Certifique-se de ter flechas devidamente alinhadas antes de ajustar o tiller. Flechas muito rígidas podem quicar na prateleira ou descanso e dar resultados estranhos que não estão relacionados ao tiller.
Faça ajustes muito pequenos, como talvez 5 minutos no ponteiro de um relógio. Alguns arcos serão muito mais sensíveis do que outros. Você aprenderá com a experiência o quanto ajustar seu arco. Meu arco preferido é um DAS de 58" atirando flechas de 295gr. O comprimento curto e o peso leve da flecha o tornam muito sensível. Posso mudar o ponto de impacto das minhas flechas nuas em 6" com uma mudança de 3/16" de tiller (girando os parafusos de cerca de 12:00 para 4:00). Arcos mais longos serão menos sensíveis. Faça pequenos ajustes e atire um grupo de teste após cada um. Lembre-se que você está olhando para onde as flechas nuas impactam em relação às flechas emplumadas. Quando você chegar perto, trave os parafusos e use o ponto de nock para o último ajuste. Como eu disse, gosto de terminar com cerca de 3/16" a 1/4" de elevação do ponto de nock.
Lembre-se que o objetivo é ter todas as configurações o mais próximo possível do centro. Em outras palavras, 1/2" de tiller compensado por um ponto de nock 3/4" mais alto não é bom, mesmo que as flechas nuas pareçam razoáveis. O que você fez foi compensar um grande erro com outro grande erro. Tente reduzir isso de forma que um pequeno ajuste de tiller seja compensado ou complementado por um pequeno ajuste de ponto de nock. Dessa forma, seu arco não estará lutando contra si mesmo e será mais silencioso e livre de vibrações. Quanto melhor projetada for sua riser, mais perto de zero você poderá chegar em tudo.
OU Se nada disso fizer sentido, basta ajustá-lo para zero e deixá-lo
Aqui está uma pequena história de tiller para dormir.
Muitos de vocês sabem que prendi meu dedo indicador em uma máquina há mais de um ano e meu tiro tem sido um desafio desde então. Superei bastante o dedo com deficiência com uma pegada de corda um tanto ortodoxa. Eu atiro com 3 dedos, mas não consigo mais curvar meu dedo indicador, então consigo uma boa pegada com meu dedo médio e anelar, e deixo meu dedo indicador meio que para fora como ponto de ancoragem. O resultado é que ele desloca a pressão da corda para baixo na corda mais do que um 3 dedos normal. Por essa razão, eu realmente atiro com um tiller ligeiramente negativo em meus arcos (cerca de -1mm). Nada de errado com tiller negativo, é apenas incomum para a maioria das pessoas precisar dele. Também poderia ser usado com alguma vantagem por stringwalkers.
David