Trad Talk Forums banner

Eu não encero as minhas cordas de arco...e porquê

15K views 46 replies 20 participants last post by  monkeyball  
#1 ·
Tenho usado apenas cordas de Dacron (tereftalato de polietileno) nos meus arcos desde o primeiro dia, desde 1964.

Eu parei de encerar a corda do meu arco há anos. Por quê? A maioria das ceras para cordas são cera de abelha ou têm cera de abelha como ingrediente, e a cera de abelha é um UMECTANTE, o que significa que ELA ATRAI ÁGUA. Não só isso, mas a cera de abelha também atrai insetos e prende poeira, sujeira e detritos vegetais.

As cordas são enceradas quando estão esticadas e tensas, portanto, você só está aplicando a substância na superfície da corda. Isso significa que, se a cera de abelha, ou uma substância semelhante, oferece proteção contra a abrasão corda contra corda, ela não está oferecendo essa proteção quando está apenas na superfície da corda. No entanto, não só Dacron não absorve umidade, mas é altamente resistente à abrasão. Então, por que eu aplicaria uma substância que impõe detrimentos?

As propriedades típicas do Dacron são muito alta resistência ao rasgo e à abrasão, longa vida útil, boa estabilidade UV, boa estabilidade de polarização, durabilidade excepcional e NÃO ABSORÇÃO DE ÁGUA.

Além disso, o polietileno (Dacron, um nome comercial) é um material totalmente sintético, portanto é resistente a ataques de insetos, traças, mofo, fungos e muitos produtos químicos do dia a dia.

Eu não sei sobre os outros materiais usados para cordas de arco, mas eu presumo que eles também têm as propriedades naturais que o Dacron tem, ainda melhor.

O que você diz?

#2 · (Edited)
Como cheguei a esta conclusão e decisão?

Um dia, conversei com um dos engenheiros têxteis de uma fábrica local da Magnavox que também era arqueiro. Lembro-me de perguntar a ele qual era a melhor substância protetora para usar em cordas de arco. Alguns atiradores estavam usando "Sno Seal".

Lembro-me dele dizendo "Nenhuma!" Ele então passou a explicar por que era contra a aplicação de qualquer substância em uma corda de arco, que era basicamente o que eu declarei em meu post original. Ele também disse que se a superfície de uma corda de arco começar a mostrar sinais de desfiar (fuzz) e você aplicar uma substância para suavizar a corda; você não está reparando ou parando o desgaste, você está disfarçando-o. Fez sentido para mim.

Daquele momento em diante, instalei e atirei em cordas novas antes do início de cada temporada.

Qual é a sua opinião?

#3 ·
A cera é incrivelmente útil para a construção de cordas com torção flamenga. Mantém as torções unidas e uso fricção com um pedaço de couro para gerar calor e esticar a corda para a primeira instalação. Concordo que encerar o fuzz provavelmente não repara a corda

#4 ·
Eu realmente nunca pensei nisso. Eu cera minhas cordas ocasionalmente. Eu uso uma mistura de ceras. Eu sei que existem ceras sintéticas também para cordas modernas. Morando na CA e no AZ, não pego muita chuva, então não considerei o material da corda atraindo água. Quando não estou em uso, guardo meus arcos em algum tipo de estojo ou meia de arco.

#5 ·
Eu encerei as minhas cordas nos últimos cinquenta e cinco anos e isso as manteve em ótima forma e elas duram muitos anos. Não me lembro de nenhum fabricante de cordas recomendar não encerar as cordas.

#6 · (Edited)
Eu tenho usado apenas cordas de Dacron (tereftalato de polietileno) em meus arcos desde o primeiro dia desde 1964.

Eu parei de encerar a corda do meu arco há anos. Por quê? A maioria das ceras para cordas são cera de abelha ou têm cera de abelha como ingrediente, e a cera de abelha é um UMECTANTE, o que significa que ELA ATRAI ÁGUA. Não só isso, a cera de abelha também atrai insetos e prende poeira, sujeira e detritos vegetais.

As cordas são enceradas quando esticadas e tensas, portanto, você está apenas aplicando a substância na superfície da corda. O que significa que, se a cera de abelha, ou uma substância semelhante, oferece proteção contra abrasão corda-contra-corda, ela não está oferecendo essa proteção quando está apenas na superfície da corda. No entanto, não apenas Dacron não absorve umidade, mas também é altamente resistente à abrasão. Então, por que eu aplicaria uma substância que impõe detrimentos?

As propriedades típicas do Dacron são muito alta resistência ao rasgo e à abrasão, longa vida útil, boa estabilidade UV, boa estabilidade de polarização, durabilidade excepcional e NÃO ABSORÇÃO DE ÁGUA.

Além disso, o polietileno (Dacron, um nome comercial) é um material totalmente sintético, portanto é resistente a ataques de insetos, traças, mofo, fungos e muitos produtos químicos do dia a dia.

Eu não sei sobre os outros materiais usados para cordas de arco, mas eu presumo que eles também têm as propriedades naturais que o Dacron tem, ou até melhores.

O que você diz?
Estando no negócio de lona de barco há mais de trinta anos e tendo usado tanto lona Dacron quanto corda Dacron, não posso concordar com sua declaração, lona e corda Dacron absorverão água se não forem tratadas com repelentes de água. Dacron é o nome da DuPont para um poliéster que eles fabricam. Tecnicamente, uma única fibra monofilamento não absorverá água por si só, mas quando você agrupa as fibras, elas o farão, a menos que um repelente seja aplicado.

#23 ·
Lembro-me de ter visto um dos vídeos de Jake Kaminski onde ele diz que nunca encera suas cordas, mas não me lembro da razão que ele deu.
Acabei de assistir a esse vídeo. Ele afirmou que substitui suas cordas uma ou duas vezes por ano e só usa cera se estiver atirando na chuva.

Eu uso Bohnimg Seal-Tite. É cera de corda de arco lubrificada com silicone. Não sei se isso faz alguma diferença ou não, porque não caço nem atiro na chuva.

#8 · (Edited)
Tracker1: Você não está discordando de mim. Eu simplesmente repeti o que me foi dito pelo engenheiro e declarei o que eu faço e não faço com base em suas informações e conselhos. Nunca disse, e não estou dizendo, que todos os outros também deveriam fazer o mesmo.

Eu não encerei as cordas do meu arco há anos e nunca tive uma que falhasse. Além disso, instalo uma corda nova em todos os meus arcos que usei, todos os anos. No entanto, por curiosidade, vou perguntar: como o "agrupamento" permite que os fios individuais absorvam a umidade se o material do fio é impermeável à absorção de umidade?

#12 ·
Tracker1: Você não está discordando de mim. Eu simplesmente repeti o que o engenheiro me disse e declarei o que eu faço e não faço com base em suas informações e conselhos. Nunca disse, e não estou dizendo, que todos os outros também deveriam fazer o mesmo.

Não encerei minhas cordas de arco há anos e nunca tive uma falha. Então, também, instalo uma corda nova em todos os meus arcos que usei, todos os anos. No entanto, por curiosidade, vou perguntar: como o "agrupamento" permite que os fios individuais absorvam a umidade se o material do fio é impermeável à absorção de umidade?
Um grão de areia não absorverá água, mas uma xícara absorverá.

#9 ·
Eu sempre encero minhas cordas 8125, uma vez por semana. Percebo que elas começam a desfiar se eu não fizer isso, bem onde a corda roça na minha braçadeira. Se eu não encerar minhas cordas, elas duram metade do tempo.

Eu acho que se é bom para os olímpicos, também não vai prejudicar meu arco e flecha.

#11 ·
Também nunca tive uma corda que falhasse. No entanto, já gastei um monte de cordas de Dacron. No meu velho arco Martin, que eu costumava usar para dar algumas centenas de tiros por dia, a corda de Dacron durava cerca de seis a nove meses. Raramente uso cera em uma corda. A primeira área a desfiar e desgastar é a de três ou quatro polegadas logo abaixo da encordoamento central. Quando começa a parecer um pedaço de fio, eu construo uma corda nova.

#13 ·
Substituir as cordas anualmente me deixaria louco. Acho que substituí uma corda na última década devido ao desgaste. ~10 mil tiros anualmente, ~1 arco novo por ano que é bem usado. Como geralmente levo 1,5 tentativas para construir uma corda de arco com torção flamenga "correta", a substituição regular seria um problema para mim.

#16 ·
Quando faço uma corda flamenga, uso cera de abelha. Seria difícil fazer uma sem usar algum tipo de cera. Então, durante a vida útil da corda, darei a aplicação ocasional de mais cera de abelha. Não muito mais a dizer, pois elas cumprem sua função como se esperaria. Eu troco minhas cordas a cada dois anos, mas elas ainda são utilizáveis e eu as guardo como sobressalentes. Eu cacei em condições muito empoeiradas e muito molhadas. Acho que teria mais a discutir sobre meus sapatos e meias do que sobre minha corda de arco encerada.

#17 ·
… use uma mistura de cera de abelha e colofónia e outros ingredientes …

para evitar o atrito e a sujidade dos fios individuais internos da corda.

A colofónia atua como um “verniz” para repelir a sujidade.

Não me preocupo com o exterior da corda - em vez de cortes diretos - o interior está sujeito ao desgaste e à rutura catastrófica.

Cumprimentos,

John

#18 ·
Mesmo que as mechas não absorvam água, a ação capilar puxará a água para o feixe de mechas e a manterá ali. Eu ficaria surpreso se qualquer quantidade apreciável de água absorvesse em minha corda flamenga entre as laçadas, porque quando se colocam torções de volta na corda antes de fazer a segunda laçada, a parte central da corda tem uma superfície lisa. Eu acho que isso manterá a sujeira e a umidade no mínimo, se houver.

#19 ·
Eu tenho usado apenas cordas de Dacron (tereftalato de polietileno) em meus arcos desde o primeiro dia, desde 1964.

Eu parei de encerar a corda do meu arco há anos. Por quê? A maioria das ceras de corda são cera de abelha ou têm cera de abelha como ingrediente, e a cera de abelha é um UMECTANTE, o que significa que ELA ATRAI ÁGUA. Não só isso, mas a cera de abelha também atrai insetos e prende poeira, sujeira e detritos vegetais.

As cordas são enceradas quando esticadas e tensas, portanto, você está apenas aplicando a substância na superfície da corda. Isso significa que, se a cera de abelha, ou uma substância semelhante, oferece proteção contra abrasão corda contra corda, ela não está oferecendo essa proteção quando está apenas na superfície da corda. No entanto, não apenas Dacron não absorve umidade, mas também é altamente resistente à abrasão. Então, por que eu aplicaria uma substância que impõe detrimentos?

Eu não sei sobre os outros materiais usados para cordas de arco, mas eu presumo que eles também têm as propriedades naturais que o Dacron tem, ainda melhores.

O que você diz?
Se eu não encerar minhas cordas Fast Flight Flemish Twist com razoável regularidade, elas não sobreviveriam nem a 3 caçadas. Eu aprendi isso da maneira difícil e cara. Elas estão em contato com madeira e matéria foliar a cada minuto no caminho quando caço no mato, e às vezes até com pedra quando estou em uma caçada subalpina. Eu aplico cera de abelha 100% pura e elas são incrivelmente resistentes a tudo isso. Nunca mais voltarei.

#20 ·
Estou dando a cada um dos meus 2 netos um arco recurvo do meu inventário e ensinando-os sobre os cuidados com o arco, configurações e afinação, e todos os muitos aspectos da construção de seu próprio equipamento. Ambos os arcos são arcos que tenho há muitos anos. Dizendo-lhes que, dos muitos arcos que tive, nunca tive um arco que falhasse. Depois de passar meu conhecimento para eles, o que eles fazem ou não fazem é com eles.

A necessidade de encerar uma corda de arco é apenas um aspecto. Disse a eles que não faço e por quê, mas será a escolha deles se o farão ou não.

P.S.: Ensiná-los me alertou sobre o quanto está envolvido em aprender a configurar, atirar e cuidar de um arco. Depois vem o conhecimento básico que uma pessoa deve ter para caçar certos animais com um arco. Posso entender por que tantos novos atiradores de arco ficam frustrados e desistem.

#21 ·
Eu entendo por que tantos novos arqueiros ficam frustrados e desistem.
Eu também. Mas as conquistas humanas e o autoconhecimento só vêm através do estudo e da maestria - como em todas as artes marciais, esportes, habilidades e ciências. Toda arte difícil apresenta uma oportunidade incrível de aprender sobre nossas fraquezas, nossa falta de autodisciplina. Atirar com arco e flecha está no topo nesse sentido. Não é para os preguiçosos ou distraídos.

#22 ·
Interessante que não ouvimos falar dos fabricantes de cordas. Eu atiro com flemish twist e a cera é necessária para fazê-las. Acho que você poderia encerar uma corda, pesá-la, mergulhá-la em água durante a noite e pesá-la novamente para ver se as cordas enceradas absorvem água.

#24 ·
Este é um tópico muito interessante.
Eu acho que 782GearUSMC argumentou seu caso muito bem....
Para aqueles que defendem a enceradeira de cordas, quais são os benefícios da enceradeira e como você sabe que a enceradeira faz o que você pensa que faz?

• Like
Reactions: GilV
#25 ·
Este é um tópico muito interessante.
Eu acho que 782GearUSMC argumentou seu caso muito bem....
Para aqueles que defendem a enceradeira de cordas, quais são os benefícios da enceradeira e como você sabe que a enceradeira faz o que você pensa que faz?
Pergunta interessante. Para mim, mais de cinquenta anos de tiro provaram que a enceradeira é uma coisa boa. Eu atiro e atirei por muitos anos quase todos os dias. Depois que minhas cordas fazem qualquer assentamento, eu tenho muito pouca fluência e minhas cordas duram anos, seja recurvo, composto ou besta. Minhas cordas ficam com boa aparência, sem fiapos ou desfiados. No que diz respeito a ficar molhado, eu nunca me lembro disso sendo um problema caçando em tempo úmido.

#26 ·
Tracker1 ... você atribui a falta de fluência e a falta de fuzz e desgaste de suas cordas à aplicação de um revestimento de cera? ... ou poderia ser .... Você pode simplesmente fazer cordas muito boas e apertadas que não fluem e ter um estilo de arco e flecha que seja uma liberação limpa sem abrasão

#27 ·
"Sempre fizemos assim"..............Noções preconcebidas podem e desempenham um papel importante na nossa composição. Não, eu não uso maquiagem.

#28 · (Edited)
Você está certo, Steve. Embora eu tenha tido inúmeras conversas com cientistas de materiais e cientistas de polímeros sobre cera e cordas e saiba que isso não serve para nenhum propósito real... e ainda assim... eu ainda cerro minhas cordas de vez em quando para mantê-las com uma aparência agradável e organizada e para dar aquela sensação sólida e homogênea.

• Like
Reactions: jhinaz
#29 ·
Você está certo, Steve
Embora eu tenha tido inúmeras conversas com cientistas de materiais e cientistas de polímeros sobre cera e cordas e eu sei que não serve para nenhum propósito real... eu ainda cera minhas cordas de vez em quando para mantê-las com uma aparência agradável e arrumada e para dar aquela sensação sólida e homogênea.
Eu sempre carreguei cera na minha aljava. A única razão pela qual eu não encero minha corda com frequência é porque sou preguiçoso e esqueço. Isso é até eu ver desfiar. Então eu aplico cera só para me sentir melhor e acreditar que não está desfiado!

#31 ·
Para sua informação: Das respostas às FAQ da BCY: - John

10. Pergunta: É necessário usar cera "especial" com certos tipos de material de corda de arco?
Resposta:
Na verdade, não. Existem quatro razões principais para usar cera em uma corda de arco.
1. Para lubrificar as fibras e evitar a abrasão "fibra a fibra"
2. Para ajudar a manter o "feixe" de fios unido
3. Para manter e prolongar a vida útil da corda
4. Para ajudar a evitar a absorção de água

A BCY aplica uma quantidade generosa de cera sintética em forma líquida, o que garante que, desde a sua origem, o material da corda do arco seja bem lubrificado por dentro e por fora. É este processo que confere ao material sua proteção básica contra a abrasão fibra a fibra e ajuda a manter o feixe de fios unido. Geralmente, o tipo de cera usado seria uma cera "pegajosa" padrão de boa qualidade. Nesta fase, seria incomum que a cera incluísse silicone, que é muito escorregadio e, particularmente no caso de cordas flamengas, dificulta a conversão do material da corda do arco em uma corda de arco acabada. No entanto, após a fabricação da corda, recomenda-se que o arqueiro procure uma cera de "manutenção" que contenha algum silicone, porque uma cera misturada com silicone penetra muito bem no material da corda e mantém as fibras internas lubrificadas, bem como o exterior. A cera pode ser aplicada com os dedos, com um pano ou com camurça. Deve ser aplicada com frequência e esfregada bem na corda.

11. Pergunta: É bom encerar o material de enrolamento em uma corda de arco?
Resposta:
É melhor restringir a enceragem do enrolamento, exceto em áreas de desgaste extremo. O enrolamento central em uma besta precisa ser mantido lubrificado, mas não há necessidade de encerar os enrolamentos centrais compostos/recurvos.

#32 ·
Por que os fabricantes enceram a corda na fábrica? Eu sei que isso ajuda na torção de uma corda flamenga, mas é necessário continuar encerando a corda? Se estamos falando de abrasão entre as mechas, "não" encerar causaria mais abrasão quando a corda é puxada? Eu sei que quando estou indo para um local de caça, tenho que andar por grama alta/mato, eu seguro meu arco apontando para frente, com a corda para baixo, para abrir caminho pela mata, então eu sei que a corda está sendo escovada.

Então eu fiz uma busca geral e encontrei isso: Com que frequência você deve encerar a corda do seu arco? - AimCampExplore

Por que devo encerar a corda do meu arco?
Não faz sentido ter um arco e flechas caros e negligenciar a corda do seu arco. A corda do arco é o que ajuda a combinar o desempenho dos membros e é igualmente importante com um arco composto, recurvo ou longo.

Ao encerar a corda do arco, isso ajuda a lubrificar as mechas, fibras e feixes individuais da corda do arco. Quando o arco é puxado, as mechas e feixes individuais se esticam e se movem paralelamente um ao outro. A cera ajuda a reduzir a abrasão e os protege da poeira, sujeira e sujeira na e na corda do arco.

A enceragem também ajuda a evitar que a corda absorva água e torne a corda do arco mais pesada.

Uma corda de arco encharcada de água pode ser muito lenta e reduzir a velocidade da flecha, o que afetará a precisão. Se você já atirou com o arco em condições úmidas com uma corda de arco encharcada, sabe que a corda vai borrifar água por toda parte e o desempenho do arco cai drasticamente.

Para condições muito secas e quentes, a enceragem ajuda a evitar que o material seque e se deteriore.

A enceragem da corda do arco também ajuda os feixes a permanecerem juntos ao fazer cordas de arco, como cordas de torção flamengas.

Isso tudo faz sentido para mim. Não estou dizendo que ninguém mais está errado, eu só tenho uma opinião diferente.